EUA buscam uma guerra nuclear com a Rússia e a China

Os EUA e seus aliados da OTAN estão aproveitando a crise na Ucrânia para justificar uma guerra nuclear contra a Rússia e a China, disse um analista político à Press TV.

Numa entrevista sexta-feira, Mike Billington advertiu que, como resultado das provocações de Washington sobre a crise na Ucrânia, a comunidade internacional está “à beira de uma guerra termonuclear global.”

Ele argumentou que os EUA e seus alidados da OTAN “estão tentando provocar a Rússia a tomar algum tipo de ação para justificar o que eles planejam como um ataque nuclear contra a Rússia e, potencialmente, também contra a China.”

Na sexta-feira, o presidente dos EUA, Barack Obama advertiu a Rússia contra a intervenção na Ucrânia, dizendo que está “profundamente preocupado” com relatos de que as tropas russas invadem a região da Criméia, no sul da Ucrânia.

Também na sexta-feira, o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, comentou sobre a afirmação de que a Rússia estava planejando violar a soberania da Ucrânia.

O Ministério do Interior da Ucrânia acusou a Rússia de uma “invasão e ocupação militar.” O Ministério disse que as tropas russas tomaram posições estratégicas em torno de uma “guarda de base” e dois aeroportos na Crimeia.

Quase metade da população da região autônoma da Crimeia é de língua russa. Motins eclodiram na Ucrânia, em novembro de 2013, quando o presidente deposto, Viktor Yanukovych, se absteve de assinar um Acordo de Associação com a União Europeia em favor de laços mais estreitos com a Rússia.

Depois de semanas de violentos protestos, o parlamento ucraniano finalmente derrubou o presidente em 23 de fevereiro de 2014.

fonte: http://www.presstv.ir/detail/2014/03/01/352754/us-out-to-wage-nuclear-war-on-russia/